Nem sempre o número de #tomadas elétricas em uma casa ou escritório é suficiente para todos os equipamentos elétricos. Como solução, muitas pessoas recorrem a benjamins, ou “tês”, para ligar mais de um aparelho na mesma tomada. Isso pode causar sobrecargas e problemas como curto circuitos, danos aos aparelhos domésticos, choques elétricos e até incêndios.
Para evitar que essas coisas ocorram, é preciso respeitar a capacidade da corrente elétrica das tomadas – que costuma ser de 10 ou 20 amperes -evitando conectar uma grande quantidade de aparelhos em uma mesma tomada. O indicado é distribuir os aparelhos em diferentes tomadas e, caso não haja tomadas suficientes no local, instalar novas.
O uso de #benjamins deve ser evitado o máximo possível. Em caso de utilização, a indicação é apenas para equipamentos de baixa potência (abajures, ventiladores, TVs, DVDs, etc) e nunca em geladeiras, microondas,ar-condicionados, ferros de passar roupa, chapinhas, torradeiras, cafeteiras e outros aparelhos de grande potência.
Outra recomendação é retirar da tomada os equipamentos que não estão em uso, como carregadores de celulares, ventiladores e ar condicionados. Em escritórios, onde costuma-se ligar diversos aparelhos eletrônicos no mesmo ambiente, recomenda-se o uso de estabilizadores. #Manaus #Transformadores #ITAM